21 de julho de 2010

Islândia - Truques & Dicas....



...A pensar fazer uma viagem 4x4 á Islândia mas com algumas dificuldades em começar a organizar a coisa...?

alguns pontos prévios importantes:

  • Se estão a considerar ir de Ferry tenham a noção de que navegar no mar do Norte não é o mesmo que navegar no Mediterrâneo ( exemplo extremo aqui )
  • O T.T. é incentivado na Islândia, sendo o uso das pistas livre, no entanto o bom senso deve imperar, os caminhos que estão encerrados com pedras não devem ser transitados, é conveniente ir indagando os locais das condições das pistas, especialmente das que se situam a altitude já que as temperaturas adversas e um tempo que muda rapidamente são ingredientes que podem colocar em risco a viagem ! verificar frequentemente as previsões climatéricas !
  • A melhor altura do ano para realizar a viagem será de finais de Julho a finais de Agosto. em Junho várias pistas do interior encontram-se encerradas devido á neve e gelo impossibilitando de conhecer alguns dos locais mais emblemáticos.
  • O acesso a combustível é frequente, não há necessidade de levar jerrycans, preços de combustivel podem ser encontrados aqui .
  • O campismo selvagem é permitido na Islândia,  no entanto os parques de campismo são no geral muito bons, com boas condições e a preços acessíveis (5€a 8€) no mapa que irei disponibilizar mais a frente,  vêem referenciados a maior parte dos parques (ver na net ), os Hosteis são também frequentes ( ver na net ) 






A melhor forma de conhecer e desfrutar da Islândia é em minha opinião utilizando a chamada "ring road(N1)" ... um bom track que sirva de base á viagem pode ser encontrado aqui ! se a esse juntarmos vários pequenos tracks como estes e estes a coisa começa a compor-se, claro que nada de isso nos ajuda sem um mapa para GPS ... além do"software" convém levar o hardware :) não vá a tecnologia pregar partidas!

Os Islandeses são um povo do mais simpático e honesto que encontrei ao longo das minhas viagens, é frequente encontrar carros a trabalhar com a chave na ignição nos parques de supermercado,a alimentação não é barata e para compras em supermercado existe a cadeia Bonus a única de "hard discount" .Nas dormidas é de evitar dormir nas pequenas cidades do Sul (Hofn,Vik etc) as instalações não são as melhores, especialmente se comparadas com o excelente parque de campismo integrado no Skaftafell National Park

A não perder no Sul da Islândia :




Sugestão para um dia em Reykjavik :

  • Começar no terminal de autocarros de Hlemmur, caminhar na rua Laugavegur e planear o ataque as compras.
  • Do lado esquerdo da rua encontra-se a padaria Sandholt entrar e  pedir  um "kleinur" comprar também um pão pequeno .
  • Um pouquinho mais abaixo entrar no "Kaffi  Tar" e pedir um capuccino to go.
  • Visitar a igreja de Hallgrims e a estátua de Leif Eriksson, subir ao alto da torre e desfrutar do capuccino, do "kleinur" e da melhor vista da cidade.
  • Ao lado da Igreja visitar o jardim de estátuas "Einar Jonsson".
  • Descer até á Galeria Nacional da Islândia.
  • Dirigir-se ao lago, retirar o pão que compraram e alimentar os imensos patos que vagueiam pelo lago...
  • Visita ao Museu Nacional da Islândia.
  • Visitar a Câmara Municipal e os seus gigantescos mapas em 3D da Islândia.  
  • A esta hora as lojas ja abriram...altura de voltar a primeira rua e comprar os souvenirs para amigos e familiares!
  • Hora de almoço, nada melhor que o melhor cachorro quente do UNIVERSO mesmo ao lado do Kolaportio (bazar)
  • Visitar aquele que é o Bazar mais a norte do planeta !
  • Museu de Arte de Reykjavik


A não perder no Norte da Islândia :




Links interessantes : 


Relatos de Viagem :


Videos Islândia :
Links Úteis Islândia :



BOA VIAGEM !!!




4 comentários:

  1. Bem... Adorei o teu blog... Há coincidências... Em Junho estive no Quénia, na Tanzânia (onde subi o kilimanjaro), Zambia, Botsuana e África do Sul. Vou dia 14 de Agosto sozinha para a Islândia mas vou de avião... Bem, uma menina sozinha de carro até à Islândia... não dá!!! Fico feliz por saber que há "maluquinhos" como eu a conhecer o mundo sozinhos... Cláudia. Porto

    ResponderEliminar
  2. Diogo, já sabes onde podemos ler os relatos e ver as fotos das viagens da menina Cláudia?!?
    Estou curioso com essa subida ao Kilimanjaro...

    Fiquem bem!

    ResponderEliminar
  3. não tenho nenhum contacto da Claudia :( ... nesta altura deve estar a disfrutar da beleza verdejante da Islândia...Claudia se por aqui voltares a passar deixa um contacto teu, adoravamos saber mais das tuas viagens :D

    aquele abraço

    Diogo

    ResponderEliminar