22 de setembro de 2010

Retido em Cuzco...

a Viagem tem decorrido sem incidentes de maior e levo para casa muitas fotos e texto para partilhar, a net têm sido escassa e não tenho tido possibilidade de actualizar o blog "on the move"...

de momento estou em Cuzco retido, devido a uma paralisação que afecta todos os transportes e comércios da Cidade...

Tudo começou com a chegada a Machu Picchu onde iria passar dois dias a contemplar o templo sagrado dos Incas, á chegada fui informado que teria que regressar no mesmo dia devido á paralisação imposta pelos "campesinos" que iria paralisar os transportes, se não conseguisse sair no próprio dia, na melhor das hipóteses só sairia 3 dias depois, algo que a acontecer me iria afectar o resto da viagem já que tinha em minha posse os bilhetes para sair de Cuzco para Lima...

...Visito Machu Picchu a correr, algo que não gosto de fazer, estes sítios devem ser visitados com tempo, devemos deixar-nos perder nas ruínas, absorver ao máximo, quem sabe quando regressaremos ? O incêndio que lavra na Montanha de Machu Picchu  não ajuda, o fumo invade o ar, torna-se difícil fotografar, para ajudar ainda mais á coisa, foi-me atribuído um guia, que apesar de estar a fazer um tour em privado, fala tão baixo que é praticamente imperceptível...sento-me e contemplo Wayna Picchu...o telemóvel toca...é o alarme, é hora de apanhar o Bus para descer até á povoação de Águas Calientes e verificar com a agência o estado da greve... terão conseguido trocar o bilhete de regresso?


Ao chegar deparo-me com a senhora da Agência na fila da pequena estação de comboios de Machu Picchu, estava na fila desde as 9da manha para trocar o meu bilhete de regresso, passavam agora das 18h e ainda não tinha conseguido, a estação está repleta de turistas, alguns num estado de agitação indescritível, têm receio de não conseguir regressar nos poucos lugares que há disponíveis...há empurrões,gritos, histeria de massas no seu melhor...As pessoas de idade são apertadas e obrigadas a ceder o seu lugar, os mais novos assustados a um canto de olhos bem abertos têm dificuldade em perceber o que se passa...Momentos como este abalam a fé que temos na humanidade...

...A boa noticia faz-se esperar, as 20h recebo a confirmação, sairei no comboio das 22.15h,convido a senhora da Agência para jantar, passou todo o dia em pé para me garantir um lugar na carruagem,come pouco e no final pede um Tupperware para levar o frango para casa, é para os seus filhos diz-me baixinho, fico tocado, despeço-me dela e sigo para a minha carruagem onde as mesmas pessoas que antes empurravam,gritavam e cometiam perfeitas barbaridades agora riem, contam piadas e referem-se ao País como 3º mundista por permitir que uma paralisação afecte assim o Turismo...esquecem-se das atitudes que tiveram há horas...minutos atrás....

A chegada a Cuzco acontece às 3 da manha...dois dias depois, aqui estamos....paralisados....


para ler mais sobre a greve e seus motivos :

European Press Agency
Cronica Viva

Sem comentários:

Enviar um comentário