Cusco era o mais importante centro administrativo e cultural do Tahuantinsuyu, ou Império Inca. Lendas atribuem a fundação de Cusco ao Inca Manco Capac no século XI ou XII. As paredes de granito do palácio inca ainda estão lá, bem como monumentos como o Korikancha, ou Templo do Sol.
Depois do fim do império, em 1532, o conquistador espanhol Francisco Pizarro, invadiu e saqueou a cidade. A maioria dos edifícios incas foi arrasada pelos clérigos católicos com o duplo objetivo de destruir a civilização inca e construir com suas pedras e tijolos as novas igrejas cristãs e demais edifícios administrativos dos dominadores, desta forma impondo sua pretensa superioridade européia.
A maioria dos edifícios construídos depois da conquista é de influência espanhola com uma mistura de arquitetura inca, inclusive a igreja de Santa Clara e San Blas. Freqüentemente, são justapostos edifícios espanhóis sobre as volumosas paredes de pedra construídas pelos incas.
Quando visitei Cusco deparei-me com este cenário...
falei sobre este momento e o que o motivou neste POST ...
Fotos da Manif !
" El Agua no se viende, el Agua se defiende ! "
Ao 3º dia os manifestantes dispersaram, as estradas foram reabertas, partiu-se á descoberta de Cusco e do Vale Sagrado...
Sacsaihuaman
Supõe-se que Sacsaihuaman foi construída originalmente com propósitos militares para defender Cusco de tribos invasoras que ameaçavam o Império Inca. A construção foi iniciada pelo Inca Pachacuti, antes de 1438. Quem melhor descreve o monumento é o cronista Garcilaso de la Vega, que afirmou que sua construção durou cerca de 50 anos até o período de Wayna Qhapaq; estava concluído na época da chegada dos conquistadores.
Actualmente pode-se apreciar somente 20 porcento do que foi o conjunto arqueológico, já que na época colonial os espanhóis destruíram os seus muros para construir casas e igrejas em Cusco.