23 de fevereiro de 2011

[Argentina] Buenos Aires !

Lá fora chove...a aparelhagem tem a Norah Jones no "repeat" e don't know why, mas o ambiente geral hoje é de relax...vou aproveitar e fazer um update e um post que faça "jus" a grandiosa Cidade de Buenos Aires...


Buenos Aires é uma cidade cosmopolita que se move ao ritmo do Tango, repleta de dinamismo surpreende os visitantes com a sua oferta cultural e histórica, Bairros que mantêm a sua essência original e tradições que perduram, bares modernos e bares tradicionais, a literatura sempre presente com as inúmeras livrarias e alfarrobistas, Avenidas colossais como a 9 de Julho com mais de 110 metros de largura, e o imponente Obelisco que celebra o 4º Centenário da Cidade e Ruelas diminutas como "El Caminito"com apenas 100 metros de comprimento...Buenos Aires é assim...contraste !


Esse contraste estende-se aos habitantes, uma imagem muito comum em Buenos Aires é a da mendicidade, sendo no entanto totalmente passivos, o MicroCentro de Buenos Aires encontra-se repleto de imagens como estas :






Principais zonas de Buenos Aires


Plaza de Mayo

Coração histórico e politico de Buenos Aires, construída em 1580 a praça encontra-se ladeada por edifícios Governamentais assim como pela Catedral, é no entanto a Casa Rosada (Palácio Presidencial) que a torna reconhecida, foi aqui nas varandas deste mesmo palácio que Eva Perón em Outubro de 1945 se dirigiu aos mais de 350.000 manifestantes após a prisão do seu marido Juan Perón, um dos momentos mais dramáticos e emocionantes da História recente da Argentina.




Hoje em dia a Praça continua a ser o palco de eleição para manifestações de carácter político...hoje mesmo enquanto escrevo este texto umas dezenas de ex-combatentes da Guerra das Malvinas acampam na Praça, exigindo um subsídio que os apoie nestes tempos difíceis.



Puerto Madero


Esta área, outrora porto abandonado, é hoje em dia uma das áreas mais luxuosas de Buenos Aires.


Existem vários pontos de interesse nesta zona, a sua Reserva Ecológica, a Ponte da Mulher desenhada por Santiago Calavatra...
Ponte da Mulher

Em Puerto Madero encontramos Arranha-Céus e as principais cadeias de Hotéis de Luxo, uma imensa oferta de Restaurantes Gourmet e para os mais dados ao jogo, um Casino flutuante com barcos réplica dos que navegavam o Mississipi em tempos passados.


Microcentro

Esta é a zona onde os visitantes passarão mais tempo, a Baixa de Buenos Aires, Hotéis, Bancos, Serviços, tudo o que faz a cidade "mexer" encontra-se aqui.Nesta zona podemos encontrar a Calle Florida, uma rua peatonal sempre ocupada por vendedores ambulantes.


á noite a Calle ganha vida com demonstrações de artistas locais, desde Tango a espectáculos Gaúchos a Bandas de Rock, na Calle Florida podemos encontrar de tudo um pouco!
Outra das atracções são as Galerias Pacífico um shopping que é património Cultural da cidade de Buenos Aires.



San Telmo

San Telmo é sinónimo de Tango, Romance...San Telmo é um daqueles sítios especiais...Trata-se afinal do bairro mais antigo de Buenos Aires...Começou por ser um Bairro de classes abastadas, até que em 1877 um surto de doenças fez com que os Residentes optassem por se deslocar para áreas mais recentes da Cidade, hoje San Telmo é uma das zonas mais "cool" de Buenos Aires, com uma aura "vintage" encontra-se repleta de antiquários e bares com a temática do Tango.





La Boca

Bairro com uma forte influência Europeia, nos seus inícios La Boca era conhecida como "A Pequena Itália" devido á comunidade Genovesa que por lá se instalou. La Boca que em Português significa "A Boca" deve o seu nome á enseada natural do Rio Riachuelo, que levou a que em La Boca se instalasse o primeiro porto de Buenos Aires, hoje desactivado.


Hoje o Riachuelo é um principais focos de poluição de Buenos Aires.



Outro dos atractivos de La Boca prende-se com a imensidão de cores em que as suas casas são pintadas, essa imagem de marca do Bairro remonta ao primeiros tempos do Bairro quando os habitantes usavam o remanescente das tintas com que os barcos eram pintados para pintar as suas próprias casas.



La Boca é sinónimo do Caminito, onde em 110 metros se explica toda a história do Bairro, El Caminito é o perfeito exemplo de uma armadilha turística...Recheada de angariadores para os restaurantes, pseudo bailarinos de tango que por 10pesos "permitem" que retiremos uma foto com eles, vendedores que tentam impingir, pin's, t-shirt's. chapéus e todos os demais artigos turísticos que nos possamos lembrar.






A beleza de La Boca encontra-se fora do Caminito, onde podemos encontrar construções repletas de carácter.




Recoleta

Um dos lugares mais exclusivos de Buenos Aires, e local de eleição para as marcas de luxo que detêm na sua maioria os espaços comercias da zona, em Recoleta podemos encontrar o Cemitério onde Eva Perón se encontra.






Em Recoleta destaco também a imponente escultura "Flor de Metal" na Praça das Nações Unidas.Um local idílico para desfrutar do sol que banha Buenos Aires.


A escultura possui um curioso sistema hidráulico que abre e fecha as pétalas da escultura consoante a altura do dia.

Palermo

Zona verde de Buenos Aires, repleta de Parques, Jardins Botânicos e também do Jardim Zoológico, Palermo é maior bairro da cidade e os locais dividem-no em três partes:

Palermo -  Repleta de mansões esta zona é hoje maioritariamente ocupada por embaixadas e pelas residências dos seus embaixadores.



Palermo Chico - o maior atractivo é o MALBA (Museu de Arte Latino-Americano).
Palermo Viejo - antes ocupada por decadentes armazéns, hoje é zona de estúdios de televisão e de excelentes bares.

Galeria de Fotos - Flickr !

Sem comentários:

Enviar um comentário