23 de setembro de 2009

Caminhada - Amieira do Tejo - No Trilho das Jans

Hoje pela manhã decidi ir fazer uma cominhada aqui na zona, assim sendo muni-me do necessarios e indipensavel e dirigi-me a bela  Amieira da Tejo, Concelho de Nisa...

Nisa

# Nome do Percurso: Trilhos das Jans
Extensão: 12,6 km ( com alternativa de visita a Vila Flor ronda os 15km)
Grau de dificuldade: Médio
Tipo de Percurso: Pequena Rota (PR1)
Local de partida/chegada: Amieira do Tejo
Duração: Cerca de 3h30m
Quota máxima atingida: N/D

Descrição: "Saia pela estrada alcatroada, no largo da Junta de Freguesia, e encontre um caminho entre muros, azinheiras e oliveiras. Após uma ligeira subida, surgem as estevas, as giestas, os sobreiros e alguns vinhedos. Siga em frente ou amplie o trajecto até Vila Flor, onde uma quelha o leva até às ruínas da igreja. Num atalho, desfrutará de uma panorâmica sobre Albarrol e a ribeira do Figueiró. O percurso avança em direcção ao Tejo, com uma visão privilegiada sobre Gardete e a barragem do Fratel, a anteceder a descida acentuada até à margem, onde começam os três quilómetros do muro de sirga até à Barca da Amieira. Siga paralelamente ao rio, de onde se contempla o voo rasante de aves como a garça-real. Para trás fi cam um pontão com arco em xisto, a foz do rio Ocreza e os abundantes murtinheiros e medronheiros. Chega então ao cais, com barcos de pesca e o apeadeiro defronte. Passe pelo parque de merendas com vista para o Tejo, e siga por outro caminho. Suba até à estrada alcatroada, onde espreitam o castelo de Amieira e a ribeira da Maia."

algumas fotos...

Inicio do percurso...

optei por fazer mais uns km's e ir conhecer a aldeia de Vila Flor...

enquanto o sol Alentejano nos aquece corpo e alma...

^pelos vistos não estou sozinho...

Vila Flor...

em direcção ao Tejo...

este trilho de caminhada è fantastico para quem gostar de osbervar aves, durante o percurso somos acompanhados por todo o tipo de aves e chilreares...

^O primeiro Vislumbre do Tejo....

^Barragem do Fratel...

^o acesso ao Tejo e feito por esta descida MUITO inclinada e onde as charas têem vindo a ganhar espaço ao caminho...pena...

chegado ao nivel do Rio Tejo, sigo-o por 3 km's em direcçao á Barca da Amieira...

O inicio do Muro de Sirga

^ junção do Rio Ocreza ao Rio Tejo

chegada á Barca da Amieira

^começando a subida de aprox. 3km's que me levaria de novo a aldeia, deixando o Tejo para trás..não sei o que a agua têm que me faz querer estar sempre ao pé dela...

uma caminhada agradavel, numa zona onde o Alentejo encontra a Beira, onde os Sobreiros se misturam com os Medronheiros, onde o Tejo flui indiferente a tudo o que rodeia.
Amieira do Tejo, um destino a conhecer melhor...