3 de agosto de 2011

[Equador] Chapéus há muitos :)

Se há uma imagem que associo rapidamente ao País Equador, essa é a dos Chapéus do Panamá, que apesar de terem ficado conhecidos com o nome do País da América Central, foram, são e sempre serão feitos nas montanhas do Equador, sítio unico onde a palha necessária para a elaboração do mesmo se semeia, essa palha de características únicas pode ser encontrada em pequenas aldeias como Sigsig, famosas pelos seus artesão de Chapéus do Panamá... nos mercados da região que ladeia Cuenca, ali ao lado das frutas é comum encontrar-mos a matéria prima para a elaboração dos chapéus.



O nome esse teve origem no local onde eram comercializados os Chapéus do Panamá. No século 19 e 20 a maior parte dos bens produzidos na América do Sul eram exportados através do Canal para os seus destinos Internacionais, quando o Presidente dos E.U.A. , Theodore Roosevelt visitou o canal, utilizava na cabeça um destes chapéus, a popularidade disparou e nos anos seguintes milhares de chapéus seguiram para o Panamá afim de serem exportados.


Visitei fábricas e artesãos. O processo é idêntico,as diferenças residem no acabamento mais cuidado que as grandes fábricas utlilizam.









Por todo a região, encotramos pessoas a utilizar estes chapéus, mais do que um adereço os chapéus servem tambêm para identificar a aldeia de origem de quem os utiliza, já que cada aldeia têm o seu tipo de chapéu !

mais fotos - AQUI!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário