22 de julho de 2011

[Equador] Cuenca

Cheguei a Cuenca pelas 9:30PM, e após um dia de viagem atribulado ( podem ler sobre essa viagem no post anterior ) e mal saí do autocarro soube que tinha escolhido o destino certo para começar o meu périplo pelo Equador.

Quando saio na manhã seguinte, bafejado pelo fresco ar da montanha para descobrir o centro de Cuenca, considerado pela UNESCO como World Heritage Site, confirmo a minha impressão inicial...estou num sitio especial...





O nome da cidade têm origem na cidade homónima Espanhola de Cuenca, esse curioso facto deve-se ao conquistador Espanhol Gil Ramirez Dávalos que em 1557 ao ali fundar a Colónia Espanhola decidiu homenagear a sua cidade natal.




Cuenca cresceu e desenvolveu-se com os tempos, hoje com os seus 417.000 habitantes ( dos quais apenas 260.000 residem no perímetro urbano )  é a terceira maior cidade do Equador apenas superada por Guyaquil e Quito.

O centro de Cuenca não podia albergar tanta gente e a cidade atravessou o rio, cresceu e modernizou-se, se no centro tudo é tradicional e local, passando o rio levamos um "banho" de civilização ocidental, em Cuenca não falta nada, desde cinemas a fast food tudo é possível encontrar "do lado de lá" do rio.


Os dias têm sido passados á descoberta da tradicional e secular arte dos chapéus do Panamá, sim! os chapéus do Panamá são e sempre foram fabricados no Equador, ficando conhecidos por Panamá devido a localização perfeita da Cidade do Panamá para a sua distribuição e venda, mas sobre isso falarei noutro post, preciso de passar mais uns dias com os artesãos e descobrir mais sobre a história deste símbolo Equatoriano!

Sem comentários:

Enviar um comentário