13 de novembro de 2011

Marrocos dia V, VI, VII


Saio de Essaouira e faço-me á estrada, ah atravessar o Atlas, montanha que já fez com que muitos viajantes expelissem as "delicatesses" que ingeriram lá para os lados de Marraquexe...


...são quilómetros e quilómetros de curva, contra curva e mais curva...


...tudo por uma boa causa, entrar no Anti Atlas e no Deserto, a paisagem transforma-se á medida que os quilómetros passam e começo a alcançar as imediações de Ouarzazate...chego tarde e moído de tanta curva, opto por seguir directo para o parque de campismo e agarrar-me aos tachos e panelas...tenho fome ! A vizinhança é simpática, um grupo de Alemães com 3 camiões imensos a dar apoio a um grupo de Motards...conversa puxa conversa, os altifalantes chamam para mais uma reza e enquanto cada um apruma o seu jantar a noite cai...



Despertar cedinho, programa para o 6º dia percorrer as Kasbah's de Ouarzazate, começo pela Kasbah de Taourirt, bem no centro de Ouarzazate esta Kasbah património da Unesco serviu de cenário para algumas cenas do filme A Guerra das Galáxias !!!


...deambulo pelo seu pátio, pelos pequenos quartos e exíguas escadarias repletas de detalhes...



Entre os típicos dois dedos de conversa com os vendedores locais, lá me informam que a Selecção Nacional de Portugal empatou com a Bósnia...Ora Bolas!!! ... não perdem oportunidade de explicar de uma forma bastante detalhada o seu desprezo pelo Cristiano Ronaldo ... " Ronaldo ? Zerroooo, Zerrroooo! " e eu que não sou lá grande apreciador de bola, lá gramo com a conversa...vale o chá que nos lubrifica a garganta e que é uma delícia !

Pego no jipe e sigo direcção a Ait Ben Haddou, a 30 quilómetros da Ouarzazate esta magnifica Kasbah ergue-se no deserto como se de uma miragem se tratasse, a Fortaleza construída em adobe e pedras encontra-se rodeada por umas muralhas com portas de dimensões descomunais, no seu interior encontramos vários pequenos edifícios cuja magnifica decoração foi idealizada pelos vários directores de cinema que ao longo dos anos aqui foram gravando cenas dos seus filmes...




é já a meio da tarde que opto por ir bater á porta da Rita...








A Rita tem 33 anos e é alfacinha, em 2008 deixou a Europa para trás, desfez-se do que tinha em Portugal e com aquilo que lhe cabia no carro mudou-se de armas e bagagens para Marrocos, trouxe os seus pertences e a sua inseparável companheira a Jana.




...Em 2010 a Rita inaugurou a sua Riad, a Dar Rita situa-se no bairro mais típico de Ouarzazate, bem perto do centro e de todos os pontos de interesse, o bairro de Tassoumate é no entanto um oásis de autenticidade da cultura árabe, Ouarzazate apesar de ser ainda uma Cidade pequena, expandiu-se bastante na ultima década, edifícios modernos e incaracterísticos começaram a surgir e é nessa área que se situa a maior parte da oferta hoteleira...cheguei sem saber bem o que esperar, não conhecia a Rita nem tinha visto fotos da Riad, bati a porta e perguntei "Cabe mais um Tuga nesta casa?" a simpatia da Rita que é diga-se de passagem a anfitriã perfeita e o fantástico ambiente que se respira naquela Riad conveceu-me imediatamente a ficar..




Uma decoração com atenção ao mais ínfimo detalhe, e refeições típicas de Marrocos elaboradas pela própria Rita e pelo staff local... 



Este é um daqueles sítios de onde não apetece sair nunca...assim dei por mim a estender a minha estadia e a passar o meu 7º dia a percorrer a ruas de Ouarzazate ...sempre em contacto com a população local, nas ruas vêem-se ainda muitos vestígios da Festa do Cordeiro, vêem-se peles penduradas a secar em cada praça... rodeadas de dezenas de crianças que por ali brincam, os rapazes jogam a bola, as raparigas em grupinhos mais afastados sentam-se no chão e brincam com aquilo a que chamam brinquedos...restos de mobiliário, restos de brinquedos, tudo aqui serve para se passar um bom momento na rua com os amigos, dou por mim sentado a contemplar aquela alegria que só as crinaças conseguem transmitir, como com tão pouco conseguem ter tanto...tento recordar-me da última vez que vi as pequenas praças da minha terra repletas de crianças a brincar, não consigo...já sou do tempo da Playstation e da Xbox, dos jogos online e do Facebook....distribuo alguns rebuçados e sou pago em sorrisos...este foi um dia muito bom...é quase hora de jantar e a minha gula move-me de novo para a Riad onde ainda tenho umas horas pela frente agarrado ao GPS, Track's e Mapsource...isto de andar em Marrocos com os Mapas do Mali tem dado em interessantes desafios de Navegação...


PS: Se passarem por Ouarzazate passem pela Dar Rita a dizer olá !

Sem comentários:

Enviar um comentário