10 de novembro de 2011

Marrocos dias II, III, IV ...

Portagens 17Dirhams, Litro de gasoleo 7,90Dirhams, acordar numa estação de serviço nos arredores de Rabat...grátis...grátis mas com uma valente dor de costas que isto de dormir num jipe de 2 lugares tem muito que se lhe diga...

Ponho-me a caminho, os km's de autoestrada sucedem-se e a minha mente vagueia...Chefchaouen sempre foi das minhas medinas preferidas, mas sinto necessidade de seguir viagem e Essaouira avizinha-se como o seguinte destino, estive se a memória não me falha umas 3 vezes em Essaouira , 2 vezes em 2008 e 1 vez em 2010... em todas as 3 vezes que por lá passei, cheguei sempre depois das 9PM, e arranquei sempre antes das 10AM, por isso se me perguntarem se conheço Essaouira, sou incapaz de responder que sim...Posso apontar onde está num mapa, posso relatar a descida que temos de fazer á chegada após o Miradouro...Sei onde está, mas conhecer tem outro significado para mim...é esse alias o grande motivo de esta minha viagem pelo Reino de Marrocos, poder dizer que o conheço minimamente, sair dos trilhos batidos pelas pistas e perder-me nas Medinas e Portos, Mercados e Tinturerias ... Um País é composto pelas suas gentes e tradições.... e desta vez não me vou embora sem aprofundar o meu conhecimento da cultura que faz deste Reino um sítio tão especial...

...Á chegada a Essaouira opto por buscar lugar para pernoitar, as ultimas 2 noites moeram-me o corpo, opto por ficar no mesmo albuergue onde fiquei o ano passado com os companheiros de viagem com quem fiz o Raid Burkina 2010 ...com o Mar á porta e as Ilhas de Mogador á espreita....passeio por Essaouira, á medida que o Sol se põe e de imediato sei que fiz bem em vir até aqui...esta Cidade tem um ritmo de vida sobre o qual já tinha lido e que me cativa, e estando aqui sinto-o...


opto por passar o dia seguinte no Porto de pesca e na Medina, e depois de um pequeno almoço tipicamente Marroquino , o pão cujo sabor eu já não recordava, ligeiramente adocicado, com sementes de sesamo no topo, as azeitonas o sempre presente sumo de laranja...o pequeno almoço coloca-me no estado de espírito correcto, ao caminhar na rua, paro para observar a Ilha de Mogador que se ergue das águas da Baía, uma Ilha cheia de história que remonta aos tempos dos Cártagos , passou pela mão dos Romanos que ali montaram uma tintureria de onde era extraído o purpura que decorava as suas togas. As Ilhas foram entretanto declaradas Parque Natural.


Caminho em direcção ao Porto que se revolve de agitação, apesar de pequeno em dimensão o porto, é um dos maiores em apanha de pescado de Marrocos, aqui a Sardinha é abundante e dou comigo a pensar que uma Sardinhita assada para o almoço até nem ia mal...


Dou com duas turistas sentadas a desenhar em blocos, vieram da Alemanha, uma pintora profissional, outra apenas como hobby, estes esboços vão ficar em exposição numa das Riad's que povoam a Medina...


Dou dois dedos de conversa com um pescador local, conversa de rotina e rápida que o homem está de volta de umas redes e nota-se que está com pressa, sigo caminho por entre o porto, onde centenas de pequenos barcos azuis em terra o momento de ir para o Mar...




prossigo para a Medina, quero "perder-me" nela antes que o comércio abra as suas portas, dou por mim num  Mundo onde a Luz e a Sombra se aliam para dar ainda mais carácter a este espaço...



...percorro as ruas secundárias da Medina, aquela onde os locais residem...observo-os enquanto se dirigem para os seus comércios...sinto aquele Misticismo que Marrocos e a cultura Árabe nos transmitem...as cores, as vestes, os aromas que se sentem na Medina transportam-nos a um Mundo mais antigo, um Mundo que pensamos já não existir...


passo o dia no interior da Medina, entre conversa com os vendedores e com um casal Inglês que se mudou de armas e bagagens para aqui na década de 90, o dia passa depressa, entre chás de Menta, Tajines e Sumos de Laranja...Essaouira têm-me preso e dou por mim a querer ficar mais tempo...continuo no dia seguinte pela Medina, as ruas estreitas e algumas sem saída já as vou conhecendo, compro um pouco mais de pão, não me consigo cansar deste pão maravilhoso, sento-me no chão encostado á muralha que ladeia a Medina e sou rodeado por gatos que devoram as migalhas que lhes vou dando...subo as Muralhas e visito os antigos canhões que apontam a um mar que se estende...sem fim...sento-me na muralha e observo o oceano, sinto-me bem e pronto a seguir viagem...altura de olhar para o mapa...próximo destino?


FOTOS ESSAOUIRA - AQUI !



Sem comentários:

Enviar um comentário